sábado, 1 de agosto de 2009

Asteroides e Cometas

Grande parte dos asteróides do sistema solar se localiza numa região denominada cinturão de asteróides, situada entre os planetas Marte e Júpiter.

São corpos planetários rochosos de tamanhos diversos e de formatos irregulares, também chamados de meteoritos.

A grande maioria dos meteoritos que continuamente caem na superfície da Terra e de outros planetas do Sistema Solar provém desse cinturão.

Os cometas são bem diferentes dos asteróides. Eles são constituídos predominantemente por material gasoso. Atualmente se conhece cerca de 750 cometas, mas, estima-se a existência de cerca de 100 milhões orbitando o Sol.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Cometa
Clique aqui para fazer o download

Poucos cometas se aproximam da Terra a ponto de serem vistos por nossos olhos, como é o caso do famoso Cometa Halley.

O Halley é conhecido desde 240 a.C. Foi Edmund Halley quem determinou sua órbita e concluiu que os cometas vistos em 1531 e 1607 eram o mesmo.

Portanto, o cometa Halley é visto apenas a cada 76 anos. Sua última aparição foi em 1986, há 21 anos atrás.

Em 2062, veremos novamente este cometa passar pela Terra!

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

O brilho dos cometas
Clique aqui para fazer o download

Só quando os cometas são trazidos para perto da órbita da Terra podemos enxergá-los. Essa bola de gás se aproxima da órbita do nosso planeta já com o seu formato típico, com um núcleo e uma cauda que aponta sempre para o lado oposto ao Sol.

Aquilo que parece ser a luz do cometa é, na verdade, a reflexão da luz solar no cometa. A luz do Sol atinge o cometa e é refletida em direção à superfície da Terra, alcançando, desta forma, os nossos olhos.