sábado, 1 de agosto de 2009

Características do Solo

Nem todos os solos são iguais. Em diferem em inúmeras características que podem ser observadas através da observação dos seus horizontes. Entre as principais características onde as diferenças são percebidas estão: a cor, a textura, a espessura e delimitação dos horizontes e a consistência do solo.

É sobre essas características que iremos conversar agora.

Cor

A cor é normalmente a característica mais fácil de ser notada. Elas refletem diferenças na composição dos solos.

Solos escuros, por exemplo, costumam indicar altos teores de restos orgânicosdecompostos de origem vegetal e animal. Durante o processo de decomposição do material orgânica ocorre a liberação de nutrientes, como nitrogênio, fósforo e enxofre, importantes para o crescimento das plantas. Além disso, o húmus formado, tem uma alta capacidade de retenção de nutrientes, aumentando assim, a fertilidade do solo.

Já a cor vermelha está relacionada com solos bem drenados e altos teores de óxidosde ferro.

Por outro lado, tons cinza-azulados indicam solos que permanentemente tem excesso de água nos seus horizontes, como por exemplo, os situados nas baixadas úmidas próximas aos rios e riachos.

Textura

Durante os processos de intemperismos, os minerais das rochas-mãe vão sendo transformados física e quimicamente. As partículas resultantes têm tamanhos bastantes variados: algumas são suficientemente grandes para a observação a olho nu, outras podem ser vistas com o auxílio de lentes de bolso ou microscópios comuns, enquanto as restantes somente podem ser observadas com auxílio de microscópios muito poderosos, chamados de microscópios eletrônicos.

De maneira geral, essas partículas são classificadas de acordo com o seu tamanho. Observe a tabela abaixo.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Partículas dos solos
Clique aqui para fazer o download

A textura do solo está relacionada com a proporção relativa de pedras, areia, limo e argila presentes em um solo.
Uma amostra, por exemplo, é classificada como arenosa ou de textura grosseira se possuir mais de 85% partículas que possuem o tamanho areia; argilosa ou de textura fina se possuir mais de 35% de partículas com o tamanho argila e barrenta se tiver partículas do tamanho areia, argila e limo em quantidades iguais.

O tamanho das partículas tem influência direta nas propriedades físicas e químicas do solo. A proporção de componentes de tamanho menor (argila e limo) e maior (areia e cascalho) irá determinar algumas características importante, como:

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Permeabilidade e armazenamento de água
Clique aqui para fazer o download

  • tamanho e quantidade de poros - locais ocupados, temporariamente ou permanentemente, pelo ar ou pela água;
  • permeabilidade à água - característica relacionada a quantidade de água que entra em um solo. Quanto maiores as partículas, maior o espaço que sobra entre elas, por onde a água escoa.
Os horizontes argilosos possuem a menor quantidade de poros e são os menos permeáveis à água. No entanto, eles possuem uma maior capacidade de armazenar a água. É mais ou menos assim: em solos arenosos, a água entra no solo, passa pelos horizontes e rapidamente desaparece (vai para lençóis d’água subterrâneos ou evapora); em solos argilosos, a água que entra (cuja quantidade é menor do que em solos arenosos) fica retida, principalmente nos horizontes que contém uma quantidade maior das partículas menores.

Além de reter mais água, os solos que contém partículas pequenas, especialmente a argila, retém uma quantidade maior de nutrientes, aumentando a fertilidade dos mesmos.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Horizontes
Clique aqui para fazer o download

Espessura e delimitação dos horizontes

Nem sempre a simples observação do perfil do solo nos permite delimitar os seus horizontes e determinar a espessura dos mesmos. Nesses casos, apenas um exame muito cuidadoso, realizado por um profissional com bastante experiência consegue descobrir onde é o começo e o final de um horizonte.
Diferenças na drenagem do terreno, no relevo e na vegetação do local, são alguns dos fatores que determinam a delimitação e espessura das camadas do solo. O tempo de formação do solo também interfere na espessura das camadas e no número de camadas encontradas.

Consistência

A última característica que evidencia diferenças entre os solos é a consistência. Ela é nada mais nada menos do que a “dureza” do solo. Por exemplo, solos arenosos desfazem-se facilmente quando pressionados (pegando um pouco de solo e pressionando-o contra os dedos). Já os solos argilosos são bem mais resistentes.

Depois de ver todas essas diferenças e obter provas suficientes para afirmar que nem todos os solos são iguais, ainda nos resta uma dúvida.

Porque existem tantas diferenças?

Para responder essa pergunta você precisará entender um pouco mais sobre osfatores de formação do solo. Vamos lá! Divirta-se.