sábado, 1 de agosto de 2009

Estrutura da Terra

A estrutura interna da Terra é composta principalmente por rochas. Tais rochas encontram-se em diferentes estados físicos, dependendo da camada onde se localizam.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Sondagem
Clique aqui para fazer o download

Muito do que se sabe da crosta terrestre foi obtido através da análise das rochas trazidas para a superfície através dos terremotos e vulcões. Atualmente, na tentativa de alcançar as partes mais profundas da crosta, foram feitas sondagens tanto nos oceanos como nos continentes, mas pouco foi descoberto.
Sabe-se que a crosta terrestre pode ser dividida em duas partes: a crosta oceânica e a crosta continental. A espessura de ambas é muito variável: de 25 a 50 Km nos continentes e de 5 a 10 Km nos oceanos.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Estrutura interna da Terra
Clique aqui para fazer o download

Desta forma, se quiséssemos ver toda a crosta continental, deveríamos perfurar o solo até alcançar uma profundidade de 50 Km. Agora, se quiséssemos ver a crosta oceânica, a perfuração deveria ser feita do chão dos oceanos até cerca de 10 Km.

Sobre a crosta, é bom esclarecermos um assunto que causa bastante confusão.
A crosta terrestre sempre foi compreendida como sinônimo de uma estrutura denominada litosfera. Na verdade, ambas as estruturas guardam íntima relação, mas não são iguais. A crosta, juntamente com uma parte da próxima camada, o manto, é denominada litosfera. Podemos dizer que a litosfera é a casca da Terra, mas não é composta apenas pela crosta terrestre.

Logo após a crosta terrestre encontramos o manto. Do início da crosta terrestre até o final do manto, calcula-se uma profundidade de cerca de 2970 Km.

O manto pode ser dividido em duas partes: o manto superior e inferior. Atualmente, sabe-se que o manto é sólido, embora, por muito tempo, ele fosse caracterizado como pastoso. Há apenas uma região no manto superior, denominada de astenosfera, que é constituída por material pastoso.

A astenosfera é a responsável pelo movimento da litosfera. Esse movimento será melhor compreendido quando estudarmos a Deriva Continental e a Teoria da Tectônica de Placas.

A última camada, o núcleo, encontra-se após os 2970 Km de profundidade. Ele possui cerca de 3400 km de distância. Também pode ser dividido em duas partes: o núcleo externo, de composição líquida e o núcleo interno, de composição sólida.