sábado, 1 de agosto de 2009

Força

Você já se perguntou por que os corpos se movem?

Os corpos se movem devido a aplicação de alguma força. Mas agora eu te pergunto: Você sabe o que é uma força?
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Observe a figura ao lado. Esses são dois exemplos de aplicação de forças em objetos que fizeram com que eles alterassem a sua posição inicial.

Nos dois exemplos é possível identificar quem está aplicando a força nos objetos, não é mesmo? O homem e o imã são os agentes que aplicam a força, já que é por causa da presença deles que os objetos se movimentaram. Mas você consegue enxergar onde está esta força?
Não é possível, em nenhuma situação enxergar a força. No caso do homem, as suas mãos aplicam a força no objeto, mas a força não é vista. No caso do imã, ele atrai o objeto através da aplicação de uma força, mas novamente, ela não é vista. Apenas conseguimos perceber o agente que aplica a força e o efeito provocado por ela, ou seja, o movimento. Mas apesar de não ser visível, saiba que ela estará presente sempre que algum objeto ou material alterar o seu estado inicial.

A força pode ser definida como toda ação capaz de produzir deformações em um corpo ou que pode modificar o seu estado de repouso ou de movimento.

Perceba que a definição de força não se aplica somente ao movimento, mas a qualquer deformação em um corpo, como por exemplo: quando amassamos uma folha de papel e transformamo-la em uma bolinha, estamos aplicando uma força na folha que não está relacionada com movimento.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Quando chutamos uma bola, ela entre em movimento devido a uma força aplicada pelo nosso pé. Da mesma forma quando esticamos um elástico ele aumenta de tamanho, ou seja, se deforma, devido a uma força que a nossa mão aplica nele. Se pararmos uma pessoa que está correndo, também estamos aplicando uma força nela, fazendo com que o movimento acabe, deixando a pessoa em repouso.
Todas esses exemplos que acabamos de aprender são forças que precisam do contato direto com os objetos para provocar alguma modificação. Existem ainda, forças que agem sem que haja contato entre os corpos, como por exemplo, a força magnética, a elétrica e a gravitacional.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A elétrica e a magnética nós iremos aprender daqui a pouco. A gravitacional nós já vimos quando falamos dos planetas. Lembra que os planetas giram ao redor do Sol devido à força gravitacional? Para isso não precisam entrar em contato. Os corpos se atraem a distância e essa força de atração faz com que eles se movimentem ao redor da nossa estrela.
Agora que já sabemos o que é a força, precisamos conhecer quais são os fatores que influenciam as suas características.

Ao todo são quatro os responsáveis pelas características de uma força:

(1) o ponto de aplicação da força; (2) a intensidade, que corresponde ao valor numérico da força e é quem vai nos dizer se ela é forte ou fraca; (3) a direção, que pode ser horizontal, vertical ou inclinada; e (4) o sentido, direito ou esquerdo.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Por exemplo, quando empurramos a traseira de um caminhão de brinquedo para a direita, de maneira bem leve, só para ele se movimentar um pouco no chão, estamos aplicando uma força com as seguintes características:

(1) o ponto de aplicação da força será a traseira do caminhão; (2) a intensidade da força será pequena, pois empurramos só de levinho para que ele se movimentasse um pouco; (3) a direção será horizontal, pois o caminhão está paralelo ao chão; e (4) o sentido será para a direita.
Todos estes fatores são importantes para caracterizarmos uma força, pois a alteração de qualquer um deles altera o resultado da aplicação daquela força. Por exemplo, se no caminhão de brinquedo do exemplo anterior nós tivéssemos aplicado a força na cabine do caminhão, com intensidade pequena, direção vertical e sentido para baixo, o nosso caminhão não entraria em movimento!! Estaríamos empurrando ele contra o chão. O máximo que poderia acontecer seria a sua deformação, ele poderia ficar um pouco amassado, mas entrar em movimento ele não entraria.

Viu como é importante definirmos direitinho as características de uma força? Todas essas características podem ser representadas de uma forma esquemática, facilitando o estudo dessas forças. As forças são representadas por flechas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A intensidade é representada pelo tamanho da flecha, assim quanto maior a intensidade, maior a flecha. A flecha deverá estar desenhada na direção da força, por exemplo, no caminhão que empurramos acima, a flecha deverá estar na direção horizontal, ou seja, paralela ao chão. O sentido será representado pela ponta da flecha, se for direita a flecha deverá estar apontando para a direita. O ponto de aplicação é demonstrado pela origem da flecha desenhada.