sábado, 1 de agosto de 2009

Propriedades gerais da matéria

Muitas das propriedades que vamos conhecer agora já foram vistas, só que de outra maneira, quando falamos dos estados da matéria.

Por exemplo, a extensão é a propriedade da matéria de ocupar algum lugar no espaço. Já sabemos disso, não é mesmo? Os líquidos, os sólidos e até mesmo os gases ocupam algum lugar no espaço. Essa característica apenas recebeu um nome: extensão.

A compressibilidade foi outra propriedade que já vimos. Lembra que os gases podiam alterar o seu volume? Bastava que eles fossem espremidos, ou melhor, comprimidos. Vamos fazer um experimento. Imagine uma seringa, sem agulha.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Agora puxe o ar para dentro dela, puxando o êmbolo da seringa. Se agora você tampar o buraquinho dessa seringa e empurrar o êmbolo, conseguirá reduzir o espaço ocupado pelo ar que entrou. Isso porque os gases podem alterar os seus volumes, não é mesmo? Como a matéria ocupa espaço, segundo a propriedade da extensão, vai chegar uma hora que você não conseguirá mais comprimi-lo.
Se pararmos de empurrar, o êmbolo volta a posição inicial e os gases dentro da seringa passam a ocupar todo o espaço dentro da seringa novamente. Isso acontece devido a outra propriedade da matéria, chamada de expansibilidade..
A compressibilidade e a expansibilidade só ocorrerão com facilidade em gases, pois são os únicos que podem alterar facilmente o volume. Os líquidos sofrem apenas pequenas compressões e para isso temos que fazer um grande esforço. Os sólidos nem com muito esforço
Você já ouviu falar que dois corpos não ocupam o mesmo espaço? Isso ocorre devido a uma propriedade da matéria chamada de impenetrabilidade. Vamos fazer outra experiência para entender melhor.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Pegue um copo de água bem cheio. Agora coloque uma pedra dentro desse copo. A água transborda, não é? Isso acontece porque quando colocamos a pedra ela passa a ocupar uma parte do espaço do copo que antes era ocupada pela água. Como não há espaço sobrando, pois o copo estava cheio, a água transborda.
A divisibilidade é a última propriedade que veremos. O seu nome já é bastante explicativo. Qualquer matéria pode ser dividida, estando ela em qualquer um dos estados físicos. Ela vai ficando cada vez menor, até que chega uma hora que não conseguimos mais dividi-la.
Para entender melhor o porquê disso acontecer devemos primeiro descobrir do que é formada esta matéria. Click aqui.