sábado, 1 de agosto de 2009

Tipos de maquinas

Aprenderemos agora como funcionam as máquinas mais simples, utilizadas pelo homem para facilitar o seu trabalho.

Entre elas estão: as alavancas, a roldana, o sarilho, o plano inclinado e a roda hidráulica.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

As alavancas são máquinas muito simples que podem aparecer de diversas formas. Exemplos de alavancas são o quebra nozes, a tesoura, a chave de fenda, o alicate e o carrinho de mão. A diferença entre essas alavancas está apenas no ponto de aplicação dasforças de potência e resistência. Observe a figura ao lado.
O objetivo de você utilizar uma máquina é sempre facilitar algum trabalho, não é mesmo? Quando utilizamos alavancas, como por exemplo, um quebra-nozes, o objetivo é que de alguma forma ele aumente a força que aplicamos (força de potência) para conseguirmos quebrar a casca dura de uma noz. E realmente é isso o que ele faz. Se tentarmos quebrar uma noz com as nossas mãos, provavelmente não conseguiremos. Mas com o quebra-nozes, conseguimos quebrar a casca, até mesmo, aplicando uma força menor do que quando tentamos quebrar a noz com as nossas mãos.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Quanto maior o braço onde a força de potência é aplicada, e menor o braço onde a força de resistência é aplicada, maior será a força de resistência. Podemos falar de forma generalizada, que o objetivo das alavancas e também das outras máquinas que iremos aprender será sempre aumentar ou não alterar a força de potência, que é a força que aplicamos nas máquinas. Assim a força de resistência, ou seja a força que a máquina aplica no objeto, será sempre maior ou igual a força de potência.
A roldana já é um pouco diferente das alavancas, mas o objetivo continua sendo o mesmo: facilitar o trabalho. Ela é uma máquina feita por um disco que gira em torno de um eixo.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Nessa máquina, a força de potência é sempre igual a força de resistência. Ela facilita a realização de um trabalho porque é muito mais fácil fazer uma força no mesmo sentido da gravidade do que contra ela.

Já o plano inclinado é outra máquina simples, que foi muito usada pelos egípcios na construção das pirâmides. Ele facilita o trabalho, pois diminui o peso do corpo, fazendo com que seja necessária uma força menor para empurrá-lo.
O que é mais fácil: levantar uma bola de ferro ou empurrá-la até a altura desejada, utilizando para isso uma rampa?
A rampa nada mais é do que um plano inclinado.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A figura ao lado traz esquemas do sarilho e da roda hidráulica, que são duas outras máquinas muito utilizadas pelo homem.
Todas estas máquinas que acabamos de ver são máquinas muito simples, que não precisam de muitas peças para funcionar. Hoje em dia, a maioria das máquinas que utilizamos são formadas por um conjunto grande de peças. Apesar de parecer muito mais complexo entender o funcionamento dessas máquinas, se analisarmos pedacinho por pedacinho, veremos que a forma de funcionamento é a mesma. Sempre as forças estarão sendo transferidas de uma peça para outra, resultando no final em uma força de resistência maior ou igual a força de potência inicial.