sábado, 1 de agosto de 2009

Como podemos calcular a corrente elétrica ?

Como todos os processos físicos que estamos estudando, a corrente elétrica também pode ser calculada.

Isso porque, quando as cargas, ou melhor os elétrons, circulam por um condutor, eles podem se deslocar com maior ou menor velocidade. É essa velocidade que pode ser medida.

Lembra quando estudamos os movimentos? Aprendemos que podemos calcular a velocidade medindo o espaço que um objeto percorre, num determinado tempo. Para a corrente elétrica mede-se a quantidade de carga elétrica que atravessa um espaço do fio condutor em um determinado tempo.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Vamos imaginar equipes de corredores participando de uma competição. São dez homens para cada equipe. Nessa competição ganha a equipe que terminar o percurso em menor tempo com maior quantidade de homens. A equipe vermelha conseguiu terminar a corrida com seis homens enquanto a equipe branca terminou apenas com quatro. A vencedora foi a vermelha, pois foi a mais veloz. Repare que estamos falando da velocidade da equipe e não de cada homem.
Com os elétrons é a mesma coisa. Teremos que pensar em uma equipe de elétrons.
Suponha que conseguimos medir a velocidade da corrente de dois fios condutores.

A corrente mais veloz, ou melhor, aquela com maior intensidade, será a que tiver maior número de elétrons atravessando o espaço do fio que estamos observando em menor tempo. Existe um instrumento que faz essa contagem, chamadoamperímetro.

A equação matemática que define o que acabamos de falar é a seguinte: I = Q/ t
Onde:
I = intensidade ou velocidade de corrente;
Q = quantidade de carga ou elétrons que atravessa o fio;
t = tempo que aquela quantidade de elétrons demora para atravessar aquele espaço do fio

A grandeza física que mede a velocidade da corrente chama-se intensidade de corrente e a unidade de intensidade de corrente chama-se amper.