sábado, 1 de agosto de 2009

Energia Elétrica

Como é que a energia hidráulica, depois de transformada em elétrica chega até as nossas casas?
A maior parte da energia elétrica que consumismos vem da uma usina hidrelétrica chamada de Itaipu e que fica na região sul do Brasil. Como será que a energia produzida lá chega até o estado de São Paulo? Ou até o estado de Minas, Bahia, etc.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Corrente elétrica
Clique aqui para fazer o download

Toda energia elétrica é transmitida na forma de uma corrente elétrica. A corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas através de um condutor. Antes de continuarmos, precisamos entender o que são cargas elétricas e o que são condutores. Começaremos pelas cargas elétricas.
Carga elétrica é o nome que se dá para um conjunto de elétrons. Lembra-se dos elétrons? Eles eram os componentes da eletrosfera, ou seja, a camada mais externa de um átomo. É através do movimento dos elétrons que a energia é transmitida, ou melhor, que ela viaja de um lugar para outro.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Diferença de potencial
Clique aqui para fazer o download

Para que isso aconteça é necessário termos uma diferença de potencial entre a origem da energia (a usina hidrelétrica, por exemplo) e o seu destino final, que pode ser a sua casa.

Esse nome, diferença de potencial, significa que se não houver uma diferença de cargas elétricas entre dois lugares, não há corrente elétrica.

Em outras palavras, para que exista uma corrente elétrica, um dos lugares tem que ter mais elétrons do que o outro.
No caso das usinas hidrelétricas, depois que ocorreu a transformação da energia hidráulica em energia elétrica, uma diferença de potencial é criada através de um aparelho chamado de gerador, para que uma corrente elétrica seja gerada e a energia possa chegar até as nossas casas.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Pilha e bateria
Clique aqui para fazer o download

A pilha e a bateria também são geradores de corrente elétrica. A diferença entre esses geradores está na transformação da energia e não na geração da diferença de potencial.

Enquanto a transformação que ocorre em Itaipu é da energia hidráulica para a elétrica, nas pilhas e baterias a energia química é que é transformada em energia elétrica.

A diferença de potencial também recebe o nome de voltagem. Você já deve ter ouvido falar que tal tomada é de 110 volts, não ouviu? Pois então, isso significa que a diferença de potencial entre aquela tomada e a fonte de origem da energia é igual a 110 volts.
Já falamos que a corrente é o deslocamento ordenado de elétrons. Ordenado significa que é um movimento direcionado. A corrente elétrica irá do lugar que tiver um excesso de cargas negativas - elétrons, para outro com poucas de cargas negativas (este será considerado o lado positivo).

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Direção do movimento dos elétrons
Clique aqui para fazer o download

É sempre assim, do negativo para o positivo. Como tudo na natureza tem uma tendência a se equilibrar, os elétrons que estão sobrando de um lado tendem a ir para o outro lado até que as cargas dos dois lados fiquem iguais.

Agora, essa transferência de elétrons só é possível se ocorrer através de condutores, ou seja, de materiais capazes de conduzir os elétrons até o seu destino final.
0s metais são considerados bons condutores, tanto que são através de fios de cobre(o cobre é um metal) que a energia elétrica chega até a nossa casa. Se um material dificulta o deslocamento de uma corrente elétrica ele é chamado de isolante. São exemplos de isolantes, o papel, o plástico, a seda e o vidro.

Esses materiais normalmente são usados para encapar os fios de cobre e assim impedem que a energia seja perdida. Eles impedem também que alguém leve um choque ao encostar em um fio que está conduzindo uma corrente elétrica.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Condutor e isolante
Clique aqui para fazer o download

Os aparelhos elétricos, como por exemplo: ventiladores, rádios, televisões, também possuem fios de cobre. É através desses fios que a corrente elétrica gerada através de uma diferença de cargas entre os condutores da rua e o condutor do aparelho, irá transferir energia elétrica suficiente para fazer com que o aparelho funcione. Todo aparelho elétrico, nada mais faz do que transformar a energia elétrica que ele recebe.

Quer continuar sabendo sobre as correntes elétricas?