sábado, 1 de agosto de 2009

Deriva Continental

As placas tectônicas (ou litosféricas) são estruturas rígidas que fazem parte da crosta terrestre. Abaixo da litosfera está a astenosfera, que é móvel e, portanto, é a responsável pela movimentação das placas tectônicas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Os continentes fazem parte de algumas das placas tectônicas que estão se movimentando. A movimentação das placas continentais recebe o nome de deriva continental.

Logo que os continentes surgiram no planeta Terra, há cerca de 400 milhões de anos atrás, eles se organizavam em apenas duas grandes placas continentais: a Gondwana e a Laurásia.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Deriva continental
Clique aqui para fazer o download

A Gondwana era formada pelo que hoje conhecemos como Antártica, Austrália, África, América do Sul e Índia. Não pense que a Antártica era coberta de gelo e nem que a África possuía um clima quente. As condições ambientais naquela época eram bem diferentes.
Há 250 milhões de anos atrás, essas duas grandes massas continentais se uniram, formando um supercontinente denominado de Pangea. Lembre-se que essa união só foi possível devido ao movimento das placas litosféricas continentais. Foi nessa mesma época que apareceram os dinossauros na superfície da Terra.

Há 150 milhões de anos, os continentes começam, novamente, a se separar. Essa separação deu origem ao oceano Atlântico, que existe até hoje separando as Américas da África e da Europa.

Há 50 milhões de anos atrás, o mapa do mundo já era bem parecido com o atual. Apenas a América Central não havia se formado.

Ainda hoje os continentes estão se movendo só que em um ritmo tão lento que nós nem percebemos. É a movimentação dessas placas que provoca os terremotos, as erupções vulcânicas e a formação das montanhas.