Se alguém lhe perguntasse se o planeta Terra é realmente firme, estático, você deveria pensar duas vezes para responder.
Os terremotos talvez sejam as evidências mais diretas de que a Terra está em constante modificação.
Mas, o que é um terremoto?
A grande maioria dos terremotos ocorre devido aos movimentos das placas tectônicas. Esses movimentos podem ocorrer de diversas formas, mas sempre provocam a mudança da posição de uma placa em relação à outra.
Alguns provocam também a divisão de uma placa tectônica, formando uma fratura. Essa fratura surge quando uma mesma placa se afasta em direções opostas.
Observe a figura ao lado para entender melhor todas essas transformações.
Como a maioria dos terremotos ocorre devido ao movimento das placas tectônicas, a sua distribuição mundial coincide com os limites dessas placas.
Desta forma, conseguimos visualizar os locais mais sujeitos à ocorrência dos terremotos olhando para um mapa mundi com o limite das placas litosféricas destacado.
Outros terremotos podem ser provocados por alguma explosão bem forte ou ainda devido a atividade vulcânica.
Sentimos tremores na terra mesmo estando distantes do local onde ocorreu o movimento das placas que gerou o terremoto devido a propagação de ondas sísmicas pela superfície terrestre. Ou seja, a terra treme por causa da expansão da energialiberada no lugar onde ocorreu o terremoto através de ondas.
O local onde ocorre a movimentação das placas tectônicas responsável pelo terremoto é chamado de epicentro.
Os registros das ondas sísmicas são realizados por aparelhos chamados sismógrafos.
Além dos terremotos, os vulcões também ocorrem, principalmente, devido a movimentação das placas tectônicas. Você duvida? Então, clique aqui!