sábado, 1 de agosto de 2009

Fases da Lua

O nosso satélite natural é a Lua, isto é, a Lua é o corpo celeste que sempre estará descrevendo uma órbita em torno da Terra, devido ao seu movimento de translação.Esse movimento é o responsável pelas diferentes formas que observamos desse satélite.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

O brilho da Lua
Clique aqui para fazer o download

O brilho da Lua não é produzido por ela mesma, pois ela não é uma estrela. O seu brilho é, na verdade, aluz do sol refletida pela sua superfície. São esses raios solares refletidos que alcançam os nossos olhos na superfície terrestre.
Você já deve ter notado que, a cada mês, é possível observar, principalmente, 4 formas diferentes da Lua. Essas diferentes formas observadas aqui da Terra são chamadas de fases da Lua.
Tais fases são conhecidas desde a Antiguidade. Acredita-se que Anaxágoras (430 a.C.) já as reconhecia e, também, Aristóteles (384 – 322 a.C.), o primeiro a apresentar uma explicação para o fenômeno.
O aparecimento de cada uma dessas fases depende das posições do Sol, da Terra e da própria Lua.

Para que nós possamos entender melhor porque existem essas fases lunares, precisaremos da ajuda da figura abaixo.
Nela representamos o movimento de translação da Lua, ou seja, o movimento desse satélite em torno da Terra, que dura aproximadamente 29 dias e meio.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Fases da Lua
Clique aqui para fazer o download

Note que, quando a Lua estiver na posição Nova, ela não será vista por nenhuma pessoa na face da Terra. Isso porque o lado da Lua que estará recebendo luz do Sol estará voltado para o Sol e não para a Terra. Desta forma, não há como a luz solar ser refletida para o nosso planeta.

Nós só enxergamos quando a luz é refletida para a Terra. É isso que acontece nas outras fases da Lua. A luz refletida da Lua chega até a superfície da Terra.
O que vai diferenciar essas outras fases é o tamanho da porção iluminada da face da Lua voltada para a Terra. Isso dependerá da posição da Lua em relação ao Sol e à Terra.

Quando a face da Lua voltada para a Terra estiver toda iluminada, teremos a fase Cheia. É a maior Lua que podemos enxergar.

A transição de Lua Cheia para Nova caracteriza a fase Minguante, e da Nova para Cheia a fase Crescente. Tanto na fase Minguante quanto na fase Crescente, apenas uma parte da face da Lua voltada para a Terra está iluminada pelo Sol.

Ainda com relação as fases da Lua, poderíamos nos questionar sobre o seguinte: com a Lua na posição Nova, será que ela não impede a passagem da luz que vai do Sol à Terra? Ou ainda, com a Lua na posição Cheia, será que a Terra não impede a luz que vai do Sol à Lua, deixando a Lua invisível? Para responder essas questões precisamos antes estudar os eclipses solares e lunares.