sábado, 1 de agosto de 2009

Os elementos químicos

Do que é feita a matéria? Na Grécia antiga, há milhares de anos atrás, os estudiosos já se faziam estas perguntas. Depois de muitos anos de estudo, os homens descobriram que toda matéria é composta de átomos. Mas, se toda a matéria é composta de átomos, o que faz com que existam diferentes tipos de matérias no nosso planeta? A resposta a esta pergunta está no fato de que existem diferenças entre os átomos. Foi devido a essa descoberta que os estudiosos resolveram dar nomes a cada um deles, para que fosse possível identificá-los. Sabe-se, hoje em dia, que existem cerca de 100 tipos de átomos. Se os nomes não fossem diferentes todos chamariam "átomos" e não saberíamos como determinar o porquê de uma substância ser diferente de outra. É a mesma coisa que aconteceria se todas as pessoas possuíssem o mesmo nome... Já pensou que confusão que ia ser?

Desta forma cada tipo de átomo passou a ser chamado de elemento químico e recebeu um nome. Cada elemento químico é representado por um símbolo que são letras vindas das abreviações de seu nome em latim. Por exemplo: hidrogênio (em latim hydrogenum) é representado pela letra H, o chumbo (em latim plumbum) é representado pelas letras Pb, a prata (em latim argentum) pelas letras Ag, entre outros.

Vários elementos químicos podem se combinar para formar as chamadas substâncias químicas, como por exemplo, a água, a glicose, e muitos outros. Por enquanto estudaremos apenas os elementos químicos e mais adiante veremos as combinações químicas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A lista de todos os elementos químicos e sua classificação estão reunidos numa tabela chamadaTabela Periódica. Cada elemento aparece dentro de um quadrado com seu símbolo rodeado de várias informações. Veja na figura ao lado.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Tabela Periódica
Clique aqui para fazer o download

Os elementos químicos são classificados em 5 grupos: metais, não metais, semimetais, gases nobres e hidrogênio. Vamos entender como eles se organizam na Tabela Periódica? Veja na figura ao lado.
:: Metais ::

Os metais são bons condutores térmicos e elétricos. Entre os metais mais importantes estão o sódio (Na), magnésio (Mg), alumínio (Al), potássio (K), cálcio (Ca), ferro (Fe), ouro (Au), mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cobre (Cu) e outros. Na Tabela Periódica aparecem na cor azul.

Em nosso dia a dia, podemos observar que os fios elétricos são feitos de cobre revestido por outros materiais. Também o termômetro, usado para medir a temperatura, funciona devido às propriedades do mercúrio.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Na natureza, os metais não aparecem puros, mas sim combinados com outros elementos formando minérios. Para obter os metais, o homem precisa extraí-los dos minérios. Mas muitas explorações acabam destruindo o meio ambiente, pois para conseguir um pouco de metal puro é necessário retirar uma enorme quantidade de minério.
:: Não-metais ::

Os não-metais ou ametais, ao contrário dos metais, são maus condutores de calor e de eletricidade. Entre eles temos o carbono, nitrogênio, oxigênio, fósforo e cloro. Aparecem em cor rosa na Tabela Periódica. O carbono está presente em todas as substâncias ligadas à vida, chamadas substâncias orgânicas. O oxigênio é fundamental na respiração dos seres vivos. O fósforo está presente em várias substâncias orgânicas. Seu nome nos faz pensar no palito de fósforo, que por incrível que pareça, não tem fósforo. Ele está presente apenas na caixa de fósforos onde se risca o palito. Na cabeça do palito não há fósforo e sim pólvora.

O cloro é importante no tratamento da água, pois mata os microrganismos que podem causar doenças.

:: Semimetais ::

Os semimetais têm propriedades intermediárias entre os metais e os não metais. Apresentam condução de eletricidade e calor, porém menor que a dos metais. Entre eles estão o boro, silício e arsênio. O silício é usado na fabricação de componentes de computadores e outros aparelhos eletrônicos e é um importante elemento que compõe as rochas. Aparecem em cor laranja na Tabela Periódica.

:: Gases nobres ::

Os gases nobres são também chamados de gases raros ou inertes pois não se combinam com outros elementos para formar novas substâncias. Entre eles temos o hélio, neônio e argônio. Estão em verde na Tabela Periódica.

O neônio pode ser usado em lâmpadas especiais como aquelas de letreiros de lojas.

:: O hidrogênio ::

O hidrogênio não é agrupado em nenhum dos outros grupos pois tem características próprias. É o elemento mais abundante do universo e o menos denso. Está presente em muitas substâncias químicas de nosso planeta entre elas a água. O gás hidrogênio é mais leve que o ar e é muito utilizado para encher balões. Porém, ele é perigoso pois é combustível e apresenta riscos de explosão, por isso tem sido substituído pelo gás hélio.

Existem outros elementos que são especiais: os elementos químicos radioativos!

São elementos que possuem um núcleo instável que se quebra naturalmente expulsando partículas e alterando assim seu número atômico. Isso quer dizer que elese transforma em outro elemento químico. Eles são o urânio, o rádio, o plutônio, o frâncio, e muitos outros. O urânio é importante e muito valioso pois é usado em reatores atômicos que transformam energia nuclear em energia elétrica.

Nas próximas páginas você irá conhecer como os elementos se combinam e as ligações que ocorrem em seus átomos.