sábado, 1 de agosto de 2009

O átomo

A palavra átomo significa "indivisível" em grego. Por volta de 400 A.C. os gregos já sabiam que toda matéria era feita de partículas indivisíveis que se agrupavam para formá-la. Mas, foi somente no século XIX, que cientistas puderam comprovar a existência do átomo e entender melhor sua estrutura.Mais tarde, nas primeiras décadas do século XX, eles descobriram que o átomo é formado por partículas menores chamadas elétrons, prótons e nêutrons. Portanto o átomo é divisível.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Os átomos são muito pequenos, e por isso difíceis de serem estudados. Uma das maneiras de explicar como são os átomos, seria compará-los com planetas girando em torno do sol. O sol seria o núcleo do átomo onde estão os prótons e os nêutrons, e os planetas seriam os elétrons que giram ao redor do núcleo. Veja a figura do átomo ao lado.

Esta explicação é chamada de modelo, baseando-se em hipóteses feitas por cientistas que não viram diretamente o átomo, já que este não é visível a olho nu nem com auxílio de microscópios por ser tão pequeno.
Os prótons são partículas com cargas positivas que seriam equilibradas pelas cargas negativas dos elétrons. Os nêutrons são eletricamente neutros. A massa do elétron é 1836 vezes menor que a do próton, então a massa do próton concentra-se no núcleo.
:: Curiosidade ::
Hoje em dia foram descobertos novos modelos e novas partículas no átomo e surgiu uma área na ciência chamada mecânica quântica, que estuda o comportamento dos átomos. Esses novos modelos serão estudados no segundo grau e na universidade. Por enquanto o modelo planetário será suficiente para entendermos a química.
Número atômico (Z)

O número atômico, representado pela letra Z, é igual ao número de prótons no núcleo do átomo. O número atômico do oxigênio é 8, ou Z=8, e o do hidrogênio é 1, Z=1. Por eles terem quantidade diferentes de prótons, seus átomos e as substâncias que eles formam possuem propriedades completamente diferentes. Quando um átomo está eletricamente neutro, ele possui o número de elétrons igual ao número de prótons.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

A=Z+<*alt n, número de neutrons*>
Clique aqui para fazer o download

Número de massa (A)

O número de massa de um átomo é dado pela soma de prótons e nêutrons existentes no núcleo, uma vez que a massa dos nêutrons é semelhante à massa dos prótons.

Os elétrons, como já vimos, são muito menores que os prótons e sua massa é insignificante. Por isso não contam no número de massa.
Íons

Quando o átomo possui um número de elétrons diferente do de prótons, ele fica carregado eletricamente. Os prótons ficam estáveis no núcleo, já os elétrons estão girando ao redor dele, e podem ser retirados com certa facilidade. Quando o átomo perde elétrons ele fica carregado positivamente, pois o número de prótons é maior que o de elétrons. Dizemos que o átomo está ionizado, ou o chamamos de íon. Nesse caso é um íon positivo.
O conhecimento sobre os elétrons é muito importante para os estudos da Física, como aenergia elétrica
O átomo também pode receber elétrons e ficará carregado negativamente, pois o número de elétrons será maior que o de prótons formando um íon negativo, chamado ânion. Os íons positivos que falamos antes se chamam cátions. Para saber porque o átomo pode perder ou ganhar elétrons clique aqui.
Existem cerca de 100 tipos de átomos sendo que 92 deles são encontrados na natureza e os demais são produzidos em laboratório. Átomos de um único tipo formam os elementos químicos e cada um deles possui um número atômico (Z) definido e específico. O hidrogênio possui Z=1 e o hélio possui Z=2. Eles são os elementos químicos mais simples que existem e a sua diferença está no número de prótons. Vamos aprender mais sobre os elementos químicos?