sábado, 1 de agosto de 2009

Processos físicos e químicos

Tudo o que existe no Universo está em constante transformação!!
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Transformações da matéria
Clique aqui para fazer o download

A água dos mares e dos rios se evapora, forma nuvens e depois retorna em forma de chuva. A Terra se desloca ao redor do Sol, a Lua ao redor da Terra. As estrelas emitem luz e calor, consomem energia e aos poucos se apagam. Os alimentos que ingerimos transformam-se em outras substâncias dentro do nosso corpo. Todos os seres vivos depois que morrem também se transformam e voltam para a natureza através dos nutrientes do solo.
Todas essas transformações são estudadas por muitos cientistas, do mundo inteiro. Para que possamos entender melhor quais os processos envolvidos nessas transformações, o porque que elas ocorrem e assim compreendermos o trabalho desses cientistas, vamos dividir o conhecimento em quatro áreas. Essa divisão, na realidade, não existe. Na prática todas as áreas estão interligadas e só assim é possível desenvolver teorias que expliquem os fenômenos naturais e suas transformações.Mas para estudarmos iremos fazer essa divisão artificial da ciência.

A primeira área está mais envolvida com o estudo da importância dessas mudanças para o bom funcionamento do meio ambiente. A segunda estuda principalmente, a importância delas para a vida de todos os seres da face da Terra.A terceira e a quarta tentam explicar porque essas transformações ocorrem, o que acontece quando elas ocorrem e como elas funcionam.

As duas primeiras formas são estudadas quando falamos sobre as relações entre os organismos vivos e o ambiente e quando estudamos o corpo humano. A terceira e a quarta são as que vamos estudar agora. Novamente, essas duas áreas são muito grandes, contendo muita informação. Por isso dividiremos as transformações em dois grupos: as físicas e as químicas. Lembre-se, estas divisões não existem. O conhecimento científico só consegue ser produzido se essas áreas artificiais que criamos forem trabalhadas de forma integrada. Vamos voltar ao nosso estudo e as nossas divisões artificiais.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Transformação química: fotossíntese
Clique aqui para fazer o download

As transformações químicas são aquelas que modificam, de alguma forma, a estrutura da matéria. A fotossíntese é um exemplo de transformação química. Esse processo reorganiza o gás carbônico e a água, utilizando a luz como fonte de energia. Transforma assim dois compostos em apenas um, que é um tipo de açúcar, chamado de glicose.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Transformação física: estados físicos da água
Clique aqui para fazer o download

As físicas promovem transformações que não modificam a estrutura da matéria. Por exemplo: o gelo e a água que bebemos, são compostos da mesma substância: a água. A única coisa que mudou foi o seu estado físico ou seja, o gelo é sólido e a água é líquida.
Não sei se você percebeu, mas todos os fenômenos, ou melhor, as transformações, alteram alguma característica da matéria. Mas você sabe o que é matéria? Olhe ao seu redor e preste muita atenção no que vê. Será que agora poderia me dizer de tudo o que você observou, o que era matéria?

Tudo o que nos rodeia é feito de matéria. A madeira da mesa, o cimento da parede, o nosso corpo, aterra, a água, o ar, as estrelas, o nosso planeta, enfim tudo o que está a nossa volta é feito de matéria.

O nosso estudo das transformações físicas e químicas será feito utilizando, sempre que possível, exemplos bem conhecidos, que fazem parte do nosso dia a dia. Já que tudo é feito de matéria, o nosso estudo pode ser feito utilizando os mais variados objetos, é só começar a fazer as perguntas, que daqui a pouco você mesmo conseguirá respondê-las.
Para continuar aprendendo sobre a matéria, clique aqui