sábado, 1 de agosto de 2009

Erosão do Solo

A erosão é um processo que retira as camadas mais superficiais do solo, tornando-o raso, seco e impermeável. É bom ficar claro que a formação do solo pode demorar séculos para se completar. No entanto, a erosão é um processo rápido, que consegue danificar o solo em poucos anos.

No Brasil temos a ocorrência, mais frequente, de dois tipos de erosão: a erosão hídrica e a erosão eólica. A erosão hídrica é a erosão causada pelas águas e a eólica a causada pelos ventos.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Processo erosivo
Clique aqui para fazer o download

No Brasil a erosão hídrica é mais freqüente que a erosão eólica por causa da grande quantidade de chuvas. O impacto direto das gotas da chuva num solo desprovido de vegetação provoca a retirada das suas partículas. Essas partículas serão transportadas para outros locais através da água. Com o tempo, as camadas superficiais são retiradas, expondo a rocha de origem do solo.

Os ventos levam as partículas do solo da mesma forma que as gotas da chuva.
Como explicado acima, a erosão ocorre mais facilmente em solos desprovidos de vegetação.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Assim, o desmatamento e o cultivo agrícolainadequado são as principais causas da erosão do solo. Com isso, é possível perceber que o maior responsável pela degradação do solo é o homem.
Como a vegetação reduz a erosão dos solos?
As raízes das plantas impedem que as águas das chuvas transportem as partículas do solo de um local para outro, funcionando como redes e diminuindo a velocidade das águas. É assim que vegetação impede a erosão do solo.
Agora que você já sabe a importância da vegetação para combater a erosão, tente imaginar o que vai acontecer com a plantação da figura abaixo após fortes chuvas.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Erosão hídrica em terrenos inclinados
Clique aqui para fazer o download

Se você pensou que essa plantação iria conseguir segurar o solo e assim impedir a erosão, você pensou errado.

Em terrenos muito inclinados a resistência ao escoamento das águas é muito baixa. Com isso, as águas atingem altas velocidades, carregando partículas do solo terreno abaixo. Isso só não aconteceria se ao invés de apenas a plantação, existissem outras plantas que tivessem raízes mais longas e ramificadas.
Portanto, um agricultor deve se preocupar com o tipo de terreno em que vai estabelecer a sua plantação.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Se o solo for inclinado, ele deve fazer níveis em todo o terreno para diminuir a velocidade das águas das chuvas. Esse tipo de preparação do terreno recebe o nome de curvas de nível.