sábado, 1 de agosto de 2009

Recursos renováveis e não-renováveis

A energia se apresenta sob diferentes formas: mecânica, calorífica, elétrica, luminosa, química, nuclear, etc. Todas essas formas de energia podem se transformar em outras e essa é uma propriedade da qual o homem retira bastante proveito em benefício próprio.

Para melhorar suas condições de vida o homem consome grandes quantidades de energia. Na verdade, ele transforma alguns tipos de energia encontrados na natureza para aumentar o seu conforto.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Todos os dias acendemos a luz, ligamos a televisão, guardamos os alimentos na geladeira, ligamos o ventilador no verão, usamos o carro, etc. Todas essas atividades necessitam da transformação de algum tipo de energia.

Você já se perguntou de onde é que sai a energia que consumimos? Quem são as fontes de energia utilizadas pelo homem? Será que elas são infinitas?
Fontes de energia são todos os componentes da natureza dos quais se pode extrair energia utilizável pelo homem.

Essas fontes podem ser separadas em dois grupos principais: as renováveis e as não renováveis.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

As fontes renováveis são aquelas que nunca se acabam, ou melhor, quase nunca!! São elas: a energia que vem do vento, chamada de eólica; a energia que vem da força das águas, chamada hidráulica; aquela presente nas marés; e a que está na biomassa, ou seja, no conjunto de seres vivos, principalmente vegetais, que pode ser utilizado para a produção de energia, como por exemplo, o carvão vegetal (produto da queima da madeira das árvores) e o álcool (extraído da cana de açúcar).
Já as fontes não renováveis são aquelas que existem em quantidades limitadas, ou seja, quanto mais utilizamos, mais rápido ela vai se acabando. As conhecidas atualmente são: carvão mineral, petróleo e seus derivados (querosene, diesel, gasolina e óleo diesel), gás natural e energia geotérmica. O carvão mineral, o petróleo e o gás natural são formados através da decomposição e fossilização de matéria orgânica, um processo que leva milhões de anos.

Falamos acima, que os recursos renováveis são quase infinitos. Você imagina porque?

Lembra-se da crise de energia que enfrentamos no final do ano de 2001. Pois então, essa crise é uma prova de que esses recursos podem também acabar. A maior parte da energia elétrica que consumimos em casa vem da transformação da energia das águas.

Essa transformação é feita através de usinas hidrelétricas. São elas que transformam a energia hidráulica em energia elétrica.

Na construção de uma usina hidrelétrica é necessário existir uma represa, que irá retirar a água do leito do rio, guarda-la para depois ser usada no processo de transformação da energia. Quando essa represa está bem cheia, as suas comportas são abertas, deixando que a água saia novamente para o leito do rio.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

A água sai com uma velocidade enorme e quando passa pelas comportas, faz girar algumas turbinas que lá se localizam. O movimento das águas, provocando o movimento das turbinas é nada mais nada menos do que transferência de energia da água para a turbina. A energia mecânica do movimento das turbinas será transformada em energia elétrica, através de um gerador.

Deu para perceber que as represas precisam estar cheias de água para que ocorra a transformação da energia? Se não tem água suficiente, as turbinas não giram e não podemos transformar a energia hidráulica (energia que vem do movimento das águas) em energia elétrica.
Se não chove, a água dos rios diminui, e conseqüentemente a água dos reservatórios também diminui. Foi exatamente isso que ocorreu no ano passado. Devido a falta de água nos reservatórios das usinas, não havia energia suficiente para o consumo normal de energia das cidades.

Tudo isso é resultado da exploração da natureza de maneira completamente errada, sem se importar com as futuras conseqüências.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Quando o homem começou a destruir as nascentes dos rios e as matas ciliares, não se preocupou se os rios iriam morrer e mais cedo ou mais tarde secar. Quando inventou o carro e as máquinas das fábricas, não se importou com a poluição do ar. Nem imaginava que um dia o clima do mundo inteiro estaria se alterando, provocando grandes secas onde sempre choveu e muito chuva onde sempre foi seco.
Essa bagunça é responsabilidade do homem, é, portanto, nossa responsabilidade. Além disso, o uso excessivo de energia e o desperdiço de água também pode ser considerado um crime contra a natureza. E sendo assim está contribuindo para agravar ainda mais a situação atual.

Se gostamos tanto do nosso conforto, deveríamos nos importar mais com o meio ambiente, pois é dele que retiramos e transformamos toda a energia que utilizamos, tanto para manter esse conforto, quanto para sobrevivermos