sábado, 1 de agosto de 2009

Rochas Sedimentares

A formação deste tipo de rochas se dá com o acúmulo e compactação de sedimentos. Estes sedimentos seriam fragmentos de outros tipos de rochas ou restos de seres vivos.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

O vento: agente transportador e transformador
Clique aqui para fazer o download

Esses fragmentos são transportados e depositados em locais distantes. Os rios, chuvas, ventos e outros fatores ambientais seriam os agentes transportadores e até fragmentadores desses elementos.

Nesses locais onde os fragmentos se depositam, as camadas vão se compactando cada vez mais, através da deposição sucessiva de outros fragmentos.

Com o passar de milhares de anos, a forte pressão sobre os primeiros fragmentos, que estão nas camadas mais profundas, acabam originando uma rocha sedimentar.
Alguns exemplos de rochas sedimentares são: o arenito, a argila e o calcário.

Para termos uma idéia de como o arenito e a argila se formam, pensaremos numa rocha, por exemplo, ígnea, podendo ser o basalto ou o granito (lembrando que estes são formados por três tipos de minerais: o quartzo, o feldspato e a mica).
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Pois bem, agora, imagine tais rochas sendo expostas ao vento, calor, chuvas, etc. Elas irão se decompor, não é mesmo?

Quando elas se decompõem, as partículas de quartzo se separam, dando origem a diversos tipos de areia.

Agora, vamos imaginar a areia que se formou através das partículas de quartzo sendo compactada no fundo do mar ou no fundo de um rio.
Ao longo de milhões de anos, essa compactação dará origem a rocha sedimentar denominada de arenito.
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Se voltarmos a pensar nas rochas ígneas anteriores, perceberemos que a partir da sua decomposição teremos não só grãos de quartzo, mas também, grãos de feldspato. A desagregação destes grãos de feldspato resulta em partículas minúsculas, denominadas argilas.

A deposição e compactação dessas partículas produzem um tipo de rocha sedimentar denominada de argilosa.
Já o calcário pode ter origem a partir do acúmulo de conchas, carapaças ou esqueletos de diversos animais, ou pode ser originado a partir de cristais de mineral calcita (carbonato de cálcio) ou do mineral dolomita (carbonato de cálcio e magnésio).
Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar


Clique aqui para fazer o download

Pode-se reconhecer uma rocha calcária quando se pinga um ácido sobre ela e observa-se uma efervescência. Esta efervescência indica o despreendimento de gás carbônico, um dos produtos da reação entre o ácido e o carbonato de cálcio.

Entre as camadas de rochas sedimentares, é comum encontrar fósseis de animais e plantas que viveram a muito tempo atrás.